Atenção, veganos! Primeiro livro de identificação de cogumelos selvagens sai no Brasil

Cogumelos, quando bem preparados, são paraísos de proteína, vitamina D, fibras e minerais que estão ficando cada vez mais comuns ao paladar brasileiro. Na Europa e América do Norte já é comum o seu consumo, mas também é corriqueira a colheita de cogumelos silvestres, pois muitos são comestíveis.

img_guia_de_cogumelos_3

Cogumelos são ricos em proteínas e ainda possuem vitamina D, a qual não é encontrada em nenhuma outra fonte de origem vegetal (fungos, para dizer a verdade) e ainda assim nós conhecemos poucos por aqui, sendo os mais comuns o shiitake, o shimeji, trazidos pela imigração japonesa, e o cogumelo Paris.

img_guia_de_cogumelos_4

Até então, os veganos e outros amantes dos cogumelos apenas podiam considerar comê-los às vezes e com poucas opções de variedade. Aliás, nem pensar em sair por aí comendo qualquer cogumelo da floresta, já que muitos cogumelos são venenosos. Recentemente, porém, o pesquisador Jair Putzke, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) lançou o primeiro guia de identificação de cogumelos do Sul do Brasil, dividido em dois livros, o qual ainda apresenta a informação importantíssima sobre sua natureza venenosa ou comestível.

img_guia_de_cogumelos_5

Até agora, o guia “Cogumelos do Sul do Brasil, parte 1” concentra espécies apenas da região Sul, mas o pesquisador já está considerando a criação de um livro de espécies de todo o Brasil, com a colaboração de outros institutos de pesquisa do Brasil afora.

O que fazer com cogumelos

Coxinha vegana com recheio de cogumelo

Strogonoff de cogumelo Paris

Cogumelos ao shoyu

Empadinha de cogumelo

Carne louca vegana (ou fungo louco) com cogumelo

Confira mais de 10 receitas com Cogumelos

img_guia_de_cogumelos_receitas

Livro “Cogumelos do Sul do Brasil, parte 1”

img_guia_de_cogumelos_livro_index

Gostaria de comprar o livro,  clique abaixo:

Autor: Jair Putzke / 100 páginas. Contém fotografias coloridas.

Video com a Reportagem com o pesquisador