Ativistas veganos se mobilizam para ajudar moradores de rua

É muito comum ouvir gente que critica o veganismo por somente se preocupar com os animais não humanos, afirmando como somos egoístas e até contraditórios, afinal humanos também não são animais?

Apesar das críticas, isto passa longe da realidade, já que muitos veganos ajudam associações de moradores de rua orfanatos, projetos de arborização urbana e comunidades carentes. Evidentemente que isso não aparece, afinal qual o interesse da grande mídia em mostrar que veganismo é muito mais do que dieta de celebridade? Para mudar esta imagem errônea que muitas pessoas possuem, um grupo de ativistas franceses veganos começou a se mobilizar para auxiliar moradores de rua da cidade de Paris.

A ideia veio da necessidade de ajudar centenas de pessoas desabrigadas na capital francesa, as quais passam frio e até morrem durante o inverno. Ademais, é possível conscientizar a população sobre a alimentação vegana e de como ela é acessível e não cara, como comumente afirmado.

Durante o percurso de auxilia, os moradores de rua receberam sanduíches veganos, bebidas e roupas.

Uma das ativistas afirmou: “Nossa ação também tem como objetivo mostrar que nós podemos defender tanto humanos como animais. É uma convergência das lutas e por isso nós investimos em ativistas veganos que também ajudem causas humanas.”

Outro ativista complementou: “Nós também sabemos que o tempo que gastamos com os moradores de rua, é uma forma de lhes dar atenção e calor humano. Nós conversamos com eles e é bom para todo mundo”.

De acordo com a Fundação “Abbé-Pierre”, a França possui atualmente 141.500 moradores de rua, sendo 30.000 deles crianças.

No Brasil

No Brasil existem muitos coletivos veganos que auxiliam moradores de rua, sendo as ações mais concentradas em feriados cristãos como Natal e Páscoa. Uma das associações envolvidas é a OALA (Associação abolicionista pela libertação animal), que atua principalmente em Campinas, São Paulo. Você pode entrar em contato com a associação para mais informações sobre outros coletivos próximos de sua cidade ou mesmo formar sua própria equipe de veganos amigos que possam ajudar sua região.

 Acesse Facebook e saiba mais:

Visite a page OALA

Quer ajudar?

Veja o vídeo da mobilização que aconteceu em Paris. Às vezes achamos que é preciso uma associação, uma ONG e que precisamos nos inscrever, enfim, mas para ajudar basta juntar algumas pessoas, levar um pouco de alimento de casa e distribuir por aí. Veja como o coletivo francês se organizou e inspire-se!

ASSISTA AO VÍDEO