Bomba: vegetais da Bonduelle podem conter ingredientes de origem animal

Quem iria imaginar que em uma lata de lentilha ou feijão branco cozidos poderiam ser encontrados ingredientes de origem animal? Recentemente, através de contestação do site francês Vegemag, a sede francesa da empresa Bonduelle, famosa por vender enlatados no Brasil, afirmou colocar aromas naturais feitos de carne de galinha, boi, carneiro e porco em mais de 19 de seus produtos vegetais franceses. O problema de tudo isso é que não consta nos ingredientes nenhum tipo de informação sobre a origem do aroma e é plausível que o consumidor vegano ou vegetariano não acredite que uma lata de legumes contenha carne quando esta não aparece nos ingredientes.

img_bom

O site CulturaVeg tentou entrar em contato com a filial da Bonduelle no Brasil e recebemos a resposta de que eles iriam contatar a sede francesa para mais informações. Até agora, não recebemos parecer, porém se é preciso perguntar a filial francesa sobre a natureza dos aromas de seus produtos é provável que os produtos brasileiros tenham a mesma composição dos franceses, os quais nem sempre são veganos e nem mesmo vegetarianos.

Segundo a sede da empresa, nem todos os produtos da marca contêm o aroma feito com carnes de animais. Um típico produto vendido na França é o “Feijões verdes extra-finos”, o qual apresenta em sua composição os seguintes ingredientes: feijões verdes, água, sal, aromas naturais e aromas naturais de tempero.

Segundo a empresa, os aromas naturais destes ingredientes são feitos de carnes de animais.

Não sabemos ao certo quais são os produtos da Bonduelle Brasil que contêm os tais aromas e devido a não resposta por parte da filial brasileira, não podemos afirmar que os mesmos produtos franceses são similares aos nacionais. Apesar disso, é importante ficar atento, já que o consumo destes produtos por veganos e vegetarianos pode vir a financiar a exploração animal, mesmo que aparentemente os produtos pareçam conter apenas vegetais em sua composição.

*O site ainda aguarda o pronunciamento da empresa Bonduelle Brasil a respeito da natureza dos ingredientes de seus produtos. O e-mail foi enviado no dia 02 de maio e recebemos resposta no dia 05 de maio de 2015. Segue tentativa de contato abaixo e resposta da empresa.

img_email

ATUALIZAÇÃO DO CASO BONDUELLE, A EMPRESA NO BRASIL RESPONDEU SEGUE E-MAIL:

img_resposta_email_bond