Confira 3 Receitas indígenas veganas imperdíveis

É importante que a culinária indígena seja valorizada nos dias atuais, para que não perdamos parte de nossa cultura e ancestralidade. Muitas das receitas, de diversos povos do Brasil, foram assimiladas e modificadas pela culinária ocidental, como a tapioca, mas outras estão bastante esquecidas e precisam ser relembradas. Em especial, muitas receitas indígenas são veganas por natureza, pois o uso de ovos e leite é algo ocidental e que tem sua origem principalmente na Europa. Assim, é importante que o veganismo também resgate parte destas receitas.

img_danca

Abaixo, nós selecionamos três receitas indígenas de diferentes povos, as quais foram adaptadas do site Rádio Yandé, o qual tem a missão de promover a cultura e os direitos dos indígenas brasileiros.

Culinária Tupinambá de olivença – paçoca de banana da terra

Ingredientes

Banana da terra semi-madura (quando está um pouco verde ainda, mas já meio madura)

Coco ralado fresco*

Leite de coco frersco*

Modo de fazer

Amasse as bananas e as cozinhe em temperatura baixa até esquentar. Adicione o coco ralado aos poucos e misture com as mãos (não esqueça de checar sempre a temperatura porque o ideal é que não cozinhe muito e nem fique muito quente a ponto de queimar as mãos). Quando sentir que está consistente e dando liga, está pronta. Se sentir que está muito massuda, adicione leite de coco. No fim, coloque em forminhas para comer.

*Para fazer o coco ralado e leite de coco fresco, bata a parte branca do coco seco com água. Nesta receita, meça a quantidade de coco picado em copos e adicione a mesma quantidade de copos em água. Bata até adquirir consistência de leite e coe com coador comum. A água é o leite e o que sobrar é o coco ralado, que pode ser usado em bolos e em outras receitas também.

Culinária Macuxi – Mingau de farinha de tapioca (Imu Yanisa Kiyauriri)

Ingredientes

Açúcar

Leite de coco

Tapioca

Sal

água

Modo de fazer

Ferva a água em uma vasilha e, quando ferver, adicione os demais ingredientes a gosto até virar um mingau. Sirva quente.

Culinária Terrena – Hihi (bolacha de mandioca)

Ingredientes

2 quilos de mandioca (serve 5 pessoas)

Folhas de bananeira sapecadas

Folhas de bocaiuva novas

Modo de fazer

Lave, descasque e rale a mandioca. Coloque a massa em um pano e retire o excesso de água, até ficar bem seca. Depois, forme bolinhos com a massa e deixe descansar. Retire folhas de bananeira e queime-as em fogo baixo. Em seguida, corta-as em pedaços médios e enrole os bolinhos com ela. Amarre com folhas de bocaiúva. Cozinhe em água fervendo por 15 minutos. Está pronto para servir.

*Açúcar, agave ou sal é opcional na massa de mandioca