Conheça a incrível receita de cerveja de gengibre vegana e orgânica

Você sabia que nem toda cerveja é vegana? De fato, muitas cervejas utilizam elementos de origem animal no processo de filtragem, como o isinglass, que vem da bexiga do peixe, ou gelatina ou clara de ovo. De fato, estes ingredientes ajudam na filtragem e clareamento da cerveja e, principalmente no Brasil, onde não há uma legislação adequada para ingredientes na cerveja, muitos ingredientes anômalos podem estar presentes em diversas marcas. Aliás, estes ingredientes de origem animal não aparecem na lista de ingredientes e, por isso, é preciso ter cuidado.

img_cerveja_receita_3

Existem, claro, as cervejas importadas e, principalmente as alemãs, são geralmente veganas, porém como são muito caras, é possível também fazer sua própria cerveja e uma cerveja fácil de se fazer é a receita que passamos abaixo, a qual leva apenas ingredientes acessíveis e práticos.

img_cerveja_receita_2

Receita de cerveja de gengibre orgânico

Ingredientes

Para o xarope de gengibre

Gengibre ralado

Água

Açúcar mascavo

Para a cerveja

Xarope de gengibre

Levedo de cerveja em pó

Suco de limão ou outro cítrico

Água filtrada

Ferramentas de trabalho

Panela, colher e coador para fazer o xarope

Garrafa de cor escura para guardar a cerveja (pode ser uma antiga garrafa de vinho)

Modo de fazer

Xarope

Adicione algumas colheres de sopa de gengibre a gosto na panela (quanto mais gengibre, mais forte o gosto). Adicione uma xícara de açúcar e meia xícara de água e mexa sem parar. Quando o açúcar desaparecer e a mistura ficar um pouco espessa, desligue o fogo e deixe descansar por duas horas. Coe e reserve o xarope.

Cerveja

img_cerveja_receita_1

Adicione 1/8 de colher de sopa de levedo de cerveja na garrafa com a ajuda do funil. Adicione o xarope de gengibre, ¼ de xícara de suco de limão ou outro cítrico e aproximadamente 8 xícaras de água. Lembre-se de deixar um espaço vazio na garrafa, para que o gás produzido durante a fermentação possa ficar armazenado. Tampe e agite até ter certeza de que o levedo de cerveja se dissolveu na água. Coloque em um local escuro e aguarde alguns dias. Gases irão se produzir e por isso é preciso abrir a garrafa a cada dia para liberar o gás que pressiona a garrafa, podendo levar à sua explosão caso se esqueça de liberar o gás. Aguarde um total de sete dias para beber.

A cerveja de gengibre é levemente alcóolica e gaseificada naturalmente.

Receita adaptada de toriavey.com / Foto Crédito toriavey (cerveja)