Conheça o incrível ingrediente mineral que deixa a comida com gosto de ovo

Recentemente, as claras de ovo puderam ser substituídas em receitas pela incrível invenção da aquafaba. Suspiros, merengues, macarrons e ponto em neve puderam ser redefinidos em versões veganas, mas como substituir a omelete, o ovo mexido ou aquele gostinho de enxofre dos ovos? Ainda não havia opção!

Até agora! Recentemente, um ingrediente começa a aparecer e ganhar fama dentro da culinária vegetariana e este ingrediente é totalmente natural e muito usado na culinária e medicina indiana: o sal negro!img_sal_negro

O sal negro tem origem na cadeia de montanhas do Himalaia e provém de recintos vulcânicos, o que dá a ele um gosto e cheiro de enxofre, muito parecido ao cheiro de ovo cozido e de pratos quentes com ovos. O mais interessante é que o sal negro é muito saudável, pois tem baixo índice de sódio e grande quantidade de ferro, o que é ainda mais vantajoso dentro da culinária vegetariana. Ou seja, você não pode perder a oportunidade de fazer uma receita com ele!img_sal_negro2Onde comprar?

O sal negro pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, casas cerealistas e casas do Norte. O preço gira em torno de R$ 12,00 por 100 gramas, ou seja, não é nada barato. Apesar disso, de vez em quando não tem nenhum problema e, principalmente se você gostava daquele gostinho de enxofre que o ovo deixava na comida. Confira uma receita com ele abaixo:

Crédito Foto / Gentle-chef-vegan

Receita Pão com Tofulete

Quem gostava de pão com ovo pode optar por esta receita ou comer o tofulete puro, como substituto de ovos mexidos.

Ingredientes

200 gramas de tofu firme orgânico

Sal negro a gosto (em média 1 colher de chá ou 20 rodadas no moedor de sal)

3 colheres de chá cheias de açafrão da terra em pó

Meio maço de salsinha orgânica picada

Meio pimentão orgânico vermelho picado

1 dente de alho

Azeite a gosto

2 Pães franceses

Modo de fazer

Desmanche o tofu com um garfo. Acrescente o sal negro e o açafrão. Misture.

Refogue o alho no azeite. Acrescente o tofu. Deixe cozinhar um pouco para que o excesso de água saia. Adicione o pimentão picado. Quando terminar, acrescente a salsinha, desligue o fogo e tampe a panela.

Coloque o tofulete no pão e bom apetite!