Entrevista – Dubladores veganos estão divulgando o veganismo usando a arte da voz

Agradecemos ao “FALA, VEGAN” pela possibilidade de fazer esta entrevista com a equipe do CulturaVeg. Vamos começar com a entrevista e saber um pouco mais sobre esse projeto educacional importante para a difusão do veganismo no Brasil. O “FALA, VEGAN” é formado por um grupo de ARTISTAS DE VOZ profissionais que trabalham em grandes séries como (citar nomes das séries).

Somos artistas de voz e preferimos ser chamados assim, pois fazemos vários trabalhos de voz além de dublagem, tais como voz original, locuções, narrações, áudio-descrição, etc.

Algumas séries que tem nossas vozes são The Walking Dead, Lúcifer, Dragonballz, Pokémon, Game of Thrones, Irmão do Jorel, Oswaldo, Os Underundergrounds e outras.

1- Primeiramente, como foi que surgiu a ideia de criar o projeto Fala, Vegan?

Começamos a conectar artistas de voz veganos e um deles deu a ideia de dublar, narrar, traduzir e eventualmente produzir conteúdos áudio-visuais com temática vegana em nosso idioma. A ideia foi aceita rapidamente e aí passamos a estabelecer uma estratégia para dar início ao projeto.

2- O que vocês esperam com o Fala, Vegan?

Esperamos atingir o maior número de pessoas que fale português e ou não conheça outro idioma ou que prefira não ler legendas, além das pessoas que tenham dificuldade com isso. Democratizar os conteúdos sobre veganismo em nossa língua, facilitando o acesso ao público.

 3 – É mais difícil dublar documentários? Qual a diferença entre os filmes ou séries?

Depende muito do documentário, mas em geral a dificuldade está no fato de que num documentário temos pessoas falando sobre a vida real, de forma espontânea e incidental, sem preocupação com interpretação, pausas dramáticas e outras coisas próprias do contexto da dramaturgia. Esta é a principal diferença dos filmes e séries. No entanto, muitos filmes e séries podem apresentar também uma grande dificuldade em serem dublados, dependendo do número de personagens e do tipo de produção.

 4- Vocês são todos veganos? Conte como foi a transição brevemente.

Somos todos veganos. Alguns são veganos há mais tempo, outros fizeram a transição mais recentemente, mas todos trazem o engajamento, a visão abolicionista e o ativismo como pontos de convergência.

 5 – Como vocês definem qual video irão dublar?

Nós temos uma lista pré-estabelecida de vídeos que foram importantes para a nossa transição para o veganismo, e em reuniões discutimos a ordem de cada projeto. Além disso, abrimos um canal com o público para que façam sugestões de vídeos que gostariam de ver em nosso idioma e vamos procurar atender dentro das possibilidades de produção.

 6 – Como as pessoas podem entrar em contato e sugerir novos vídeos?

Através da nossa página facebook.com/FalaVegan ou do nosso canal no Youtube Fala Vegan.

 7 – Para finalizar qual serie ou filme que marcaram e que tem ligação com o veganismo ou a consciência em relação ao direito dos animais?

Melanie Joy falando sobre o carnismo, A carne é fraca, Terráqueos e Cowspiracy.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O FALA, VEGAN: