Fadjen: o touro anti-touradas

Com sete anos Christophe Thomas percebeu o que era de fato uma tourada e jurou para si mesmo que quando crescesse salvaria um touro das mãos sanguinolentas dos negociantes envolvidos no jogo da tourada. Quando se tornou adulto, ele conseguiu surrupiar um criador de touros e salvar um filhote de apenas quatro semanas de seu triste destino.

img_fadjen_2
Fadjen o Touro anti-tourada Fonte Foto: www.sauvons-un-taureau-de-corrida.com

Este filhote foi apelidado de Fadjen e cresceu entre um cavalo, cabras e uma vaca mais nova do que ele. Mais tarde, Christophe fundou a associação anti-touradas “Fadjen, touro anti-touradas”, a qual se tornou um exemplo significativo no ativismo anti-touradas na Europa e agora no México.

img_fadjen_1
Fadjen o Touro anti-tourada Fonte Foto: www.sauvons-un-taureau-de-corrida.com

Atualmente, as touradas fazem parte da cultura de muitos países antes colonizados pelos espanhóis e é também comum na França e Itália. Apesar disso, Fadjen está dando o que falar, principalmente porque esta é a primeira vez que um touro tem sua voz ouvida pelo mundo, já que seu exemplo pacífico e dócil deixa mais do que evidente a crueldade nefasta desta prática chamada de “cultura”, que já deveria ter sido abolida há séculos, assim como a cavalgada, os circos com animais e os rodeios no Brasil.

img_filme_fadjen

No momento Fadjen tornou-se ainda mais conhecido, pois se juntaram a ele a vaca Flora e seu filhote. Ademais, o documentário “Eu sou anti-touradas” foi filmado em homenagem a vida de Fadjen, sua família e a comoção das pessoas que o conhecem pessoalmente. Este documentário está concorrendo ao prêmio do festival Nikon e o trailer já possui legendas em diversas línguas, inclusive português.

Se você está interessadx em conhecer mais sobre a associação, colaborar ou ajudar a investir no filme, acesse os sites abaixo e veja o trailer do documentário e link com filme sobre a história do touro Fadjen:

Assista aqui ao trailer do documentário “Eu sou anti-touradas”

Página do Facebook da associação em português

Página da associação (em francês)