Força vegana – veja como veganos conseguiram tirar publicidade especista e ofensiva de circulação

Nunca subestime o poder do veganismo e de sua comunidade, que atualmente cresce em velocidade da luz em diversos países, sendo, inclusive, considerado como ameaça constante aos exploradores de animais.

Recentemente, a marca de hambúrgueres de animais “Gourmet Burguer Kitchen” lançou uma campanha focada especialmente no público vegano e proto-vegetariano, em que diziam que a resistência vegetariana ao seu hambúrguer de carne animal era inútil (veja foto abaixo).img_burger_v2

Além desta imagem, o restaurante ainda lançou outro quadro extremamente desrespeitoso, contendo a foto de um boi e dizendo: “eles comem grama para que vocês não precisem comer”. Outra ainda diz: “Você sempre vai lembrar do momento em que desistiu de ser vegetariano”. Um menu do restaurante aparece abaixo da frase. Por fim, outra imagem ainda diz: “Hambúrguer: a nova quinoa” e uma clichê sobre alface.img_burger_ads_eatimg_burger_ad__always img_quinoa_adimg_lettuce_ad2A campanha foi primordialmente lançada nos metrôs de Londres e em outras cidades com ampla visualização.

Não se sabe se o restaurante realmente esperava que veganos e proto-vegetarianos se convencessem a voltar a comer animais com sua campanha bastante ofensiva, mas é fato que, imediatamente após o seu lançamento, uma enxurrada de e-mails, tweets e mensagens com reclamações e incitando o boicote ao restaurante começaram a proliferar na rede.

Nesta segunda, a marca pronunciou-se a respeito da campanha e disse que vai retirá-la de todos os pontos de anúncio. Além das redes sociais, a campanha foi denunciada junto ao órgão de regulamentação de publicidade britânico, alegando ofensa contra um grupo minoritário, o que poderá render ao restaurante um processo legal, já que o veganismo é considerado como uma crença protegida pelas leis de igualdade britânicas.img_apoloPara fechar, muitas foram as respostas dos internautas modificando e escrachando a campanha. Veja algumas fotos abaixo:img_resp_1img_resp_2A força vegana é incrível e só está começando!