Livro “O único e somente Ivan” traz emocionante história real de gorila raptado

A famosa autora infanto-juvenil Katherine Applegate inspirou-se na história real do gorila Ivan após descobrir sua trágica vida e como ele pôde conhecer membros de sua própria espécie apenas no final de sua vida.

img_livro_ivan_macaco_3

Ivan foi um gorila do zoológico de Atlanta, raptado quando bebê junto com sua irmã gêmea, da selva do Congo. Durante o transporte, sua irmã morre, evidenciando as condições degradantes em que vivia e, mais tarde, ele seria vendido como pet a uma família norte-americana. Após seu crescimento, a família, sem mais espaço, vende Ivan para um shopping, que o coloca em uma vitrine para atrair clientes. Ivan viveria 27 anos de sua vida neste regime de enclaustro e sob o estresse de uma vitrine de shopping.

img_livro_ivan_macaco_1

Após 27 anos preso, a revista National Geographic faz uma reportagem sobre ele e o protesto dos leitores e da população levam o shopping a falência. Nisto, Ivan, sem condições de sobreviver na selva, é abrigado pelo zoológico de Atlanta e, só assim, depois de longas décadas de vida, conhece membros de sua própria espécie.img_livro_ivan_mall

Vivaz defensora dos animais e anti-circo (apesar de não ser vegana e nem vegetariana, que se saiba) Applegate decide escrever sobre a vida de Ivan para educar crianças e adolescentes sobre a crueldade do uso de animais como entretenimento, seja em circos, zoológicos, Sea Worlds, aquários, cavalgadas, rodeios, entre tantos outros. A história é contada a partir do ponto de vista de Ivan e como ele enxerga a raça humana e suas contradições morais. Além disso, outros personagens aparecem na saga, incentivando o leitor a entender o descaso e a crueldade para com outros animais, como um elefante.

img_livro_ivan_macaco_5
Protesto em frente ao Shopping que prendia Ivan

A obra “O único e somente Ivan” ainda não tem tradução para a língua portuguesa, mas quem sabe em um futuro bem próximo o livro seja traduzido e crianças, adolescentes e adultos possam conhecer um pouco mais do ponto de vista dos animais, que não têm voz, mas têm muito de sentimento.

img_livro_ivan_macaco_artes
Ilustrações do livro

Video do Gorila Ivan no Zoo de Atlanta

“O único e somente Ivan” do original “The one and only Ivan”, de Katherine Applegate.

img_livro_ivan_macaco_livro

img_livro_english_ivan_gorila