O Mundo das Maquiagens Veganas: do “faça você mesmo” ao alternativo

Produtos industrializados são sempre um problema para os veganos, já que ainda são poucas as opções destes produtos no mercado. No caso das maquiagens e cosméticos, há ainda um problema duplo, pois apesar de muitos deles já apresentarem o selo “cruelty free” ou “não testado em animais’, eles ainda podem conter ingredientes de origem animal em sua composição.

img_maquiagem2

Assim, a atenção deve ser redobrada quando se procura adquirir um produto destes, o que faz com que muitos veganos prefiram produzir seus próprios cosméticos. Outros, entretanto, ainda preferem os industrializados, optando pela internet. É por conta desta dupla preocupação que listamos abaixo algumas receitas caseiras e algumas das principais marcas de maquiagens veganas no país e internacionais.

Faça você mesmo

img_maquiagem_1

Algumas maquiagens são bastante fáceis de se fazer em casa. Para saber mais sobre como fazer gloss, batom, blush e rímel caseiros, recomendamos o post “Como fazer sua própria maquiagem (orgânica e vegana)”, do site “Pensando ao contrário”. Abaixo, indicamos uma receita de protetor labial vegano e orgânico.

link-add-iconClique aqui para acessar dicas do site PENSANDO AO CONTRÁRIO 

Protetor labial (lip balm) Vegano e orgânico caseiro


Homemade_lip_balm

Ingredientes

2 colheres de sopa de Manteiga de cacau crua (30 g)

10 gotas de Óleo essencial de baunilha, canela ou ½ colher de chá de canela em pó / sementes de baunilha

Pote de vidro para guardar

Pote de cerâmica ou vidro para banho Maria

Como fazer

Coloque a manteiga de cacau em banho Maria a fogo baixo e espere até derreter. Adicione o óleo essencial de sua preferência ou canela em pó e misture bem. Está pronto! Coloque em um pote pequeno para armazenamento. Aguarde 6 a 7 horas para endurecer em temperatura ambiente. Use por até seis meses.

Industrializados

Marcas vendidas no Brasil

Alva Brasil – A Alva é uma empresa britânica que adotou a política vegana e orgânica. Atualmente, seus produtos já podem ser encontrados no Brasil, em especial pela internet.

link-add-iconClique aqui para acessar o site da marca

Feito Brasil – A marca vende principalmente cosméticos e apenas um demaquilante na sessão de maquiagens, mas tem a vantagem de ser brasileira e totalmente vegana.

link-add-iconClique aqui para acessar o site da marca

Surya Brasil – A Surya acaba de ançar uma linha de protetores labiais veganos, com vários sabores.

link-add-iconClique aqui para acessar o site da marca

Marcas internacionais (de baixo custo)

E.L.F. – apesar de só ser encontrada no exterior, esta marca tem a vantagem de ser barata e totalmente Cruelty free (não testada em animais) ico_cruelty. Porém, alguns produtos contém cera de abelha ou pêlo animal (escovas) e, portanto é importante de informar, antes de comprar o produto. Procure pelo selo Vegan ico_vegan

link-add-iconClique aqui para acessar o site da marca

Outras marcas

Existem muitas marcas de maquiagem veganas internacionais, porém o custo de importação é altíssimo. Assim, recomendamos a adesão a maquiagens caseiras, que além de mais baratas, são igualmente mais ecológicas e saudáveis.