Receita de Fermento para pão vegano. Conheça!

Toda vez que queremos fazer um pão quentinho caseiro temos que nos preocupar com o fermento biológico, aquele que se compra em barrinhas frescas no supermercado. O problema é que ele nem sempre é fácil de se encontrar e além disso, produtos industrializados nem sempre nos informam sobre a real procedência do produto, se o comércio é justo e outras questões. Mas, existe uma receita de fermento caseiro que é às vezes conhecida como o famoso “Pão de Jesus”. Esta receita usa as bactérias presentes no ar, frutas e verduras de sua cozinha e dá ao pão um sabor diferente, já que não usa as leveduras presentes no fermento industrial. Veja como fazê-lo abaixo:

Dicas iniciais

Pote de vidro sempre

Água mineral sempre (a água de torneira possui cloro e pode matar os microorganismos)

Não coloque no sol e deixe descansar em um local fresco e com sombra, sem movimentação e vibrações de qualquer tipo

Você vai precisar de:

3 colheres e ½ de sopa de farinha integral orgânica

¼ de xícara de suco de abacaxi natural orgânico com as fibras.

Modo de fazer (parte 1)

Crédito Foto: longevidade.voadora.com
Crédito Foto: longevidade.voadora.com

Misture os ingredientes gentilmente e tampe com papel filme plástico. Fure o filme com alfinetes por toda a superfície e deixe descansar por 48 horas ou até que crie bolhas de ar. Observe a mistura também por debaixo do pote e mexa gentilmente de 3 em 3 horas, cobrindo novamente.

Parte 2

Crédito Foto: longevidade.voadora.com
Crédito Foto: longevidade.voadora.com

Depois de aguardar 48 horas, adicione mais 2 colheres de sopa de água, 3 colheres e ½ de sopa de farinha integral orgânica. Misture gentilmente e cubra com novo papel filme com furos novos. Aguarde de 24 a 36 horas.

Parte 3

Crédito Foto: longevidade.voadora.com
Crédito Foto: longevidade.voadora.com

Adicione mais 2 colheres de sopa de água e 7 colheres de sopa de farinha integral orgânica. Mexa bem e se ficar muito seca, adicione mais água. Tampe com novo papel filme com furinhos e aguarde até que a massa tenha dobrado de tamanho (pode levar 36 horas).

Sempre mexa a massa 3 vezes ao dia.

Parte 4

Crédito Foto: longevidade.voadora.com
Crédito Foto: longevidade.voadora.com

Adicione mais 2 colheres e água e 10 colheres e meia de sopa de farinha integral orgânica. Misture e retire meia xícara desta massa. O resto, você pode doar para alguém que queira fazer mais fermento. De acordo com o blog “LongevidadeVoadora”, você faz isso para diminuir a quantidade de microorganismos na massa, fortalecendo a família que ficou na xícara. Esta massa ficará mais firme, mas se ficar muito seca, adicione um pouco de água mineral. Tampe com um papel filme furado e aguarde de 24 a 48 horas.

Parte 5 (final)

Crédito Foto: longevidade.voadora.com
Crédito Foto: longevidade.voadora.com

Retire metade da massa e adicione 2 e ¾ de colher de sopa de farinha integral orgânica e 1 xícara de água mineral (e mais algumas colheres e sopa de farinha, caso precise). Misture e faça uma bola com ela. Espere dobrar de tamanho. Se isto aconteceu, quer dizer que a fermentação está acontecendo corretamente. Guarde na geladeira em formato de bolas.

Quantidade para receita de pão: 1 colher de sopa para cada xícara de farinha.

Quanto tempo esperar: faça a massa do pão sem sal (inibe o crescimento) e aguarde 10 horas. Depois, coloque o sal, sove e espere mais 10 horas.

Como alimentar o fermento: alimente o fermento uma vez por semana com 3 partes de farinha de trigo orgânica e 3 partes de água. Misture bem e aguarde dobrar de tamanho. Se você fizer isso, você não precisará passar pelo processo desde o começo e terá fermento para sempre. Se esquecer, observe se há formação de bolor. Se o bolor descer até o fim do pote, jogue fora, mas se só ficou na parte superior, retire-o, mais uma parte do fermento e alimente o fermento de novo.

Que pão difícil!

Crédito Foto: longevidade.voadora.com
Crédito Foto: longevidade.voadora.com

Pode parecer um grande sacrifício esperar tanto tempo para fazer um fermento e um pão, porém, o pão tem um sabor bem melhor e ainda é mais saudável. Por fim, não se engane, você se sentirá realizadx quando perceber que tanta dedicação rendeu um pão tão gostoso e todo feito por você.

O crédito desta receita vai para o blog “Longevidade”. Você acessa ele aqui.

http://longevidade.voadora.com/como-fazer-fermento-natural-para-pao/