Receita: Esfirra Aberta Vegana Tofupity e PTS!

A Cozinha árabe nos proporciona uma grande variedade de opções para os veganos. Essa receita é a tradicional esfirra aberta nos sabores de tofupiry e pts caem muito bem em qualquer hora. Veja abaixo receita e vídeo:[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=03UIdyp_tcU[/embedyt]

RECEITA COMPLETA

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de açúcar demerara
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
4 colheres (sopa) de óleo de girassol
1 colher (chá) de sal
2/3 de água morna

Misture todos os ingredientes, abra um espaço no meio e adicione o óleo de girassol. Misture novamente. Em seguida, acrescente água morna aos poucos e misture até que a massa fique devidamente consistente. Sove a mistura em uma mesa polvilhada com farinha de trigo. Coloque-a novamente na vasilha, cubra e deixe descansar até que ela dobre de tamanho.

Faça bolinhas com a massa e modele as esfirras em cima de uma mesa polvilhada com fubá (ver o vídeo). Em seguida, coloque 1 colher do recheio em cima de cada uma e leve para assar em um forno pré-aquecido a 180 °C por 15 minutos ou até dourar.

Recheio de tofupiry

1 xícara de tofu picado
1 suco de meio limão
5 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de açafrão
Orégano, cheiro verde e sal a gosto

Bata os ingredientes no liquidificador, coloque a mistura em um recipiente e reserve.

Recheio de carne de soja:

1/2 xícara de proteína texturizada de soja
1 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 tomate cozido sem pele
1 tomate cortado em cubos

Após dourar a cebola picada no azeite, acrescente o tomate já cozido e sem pele e deixe cozinhar até que o caldo se reduza pela metade. Para dar mais sabor, adicione um pouco de shoyu. Depois que o caldo estiver reduzido, adicione mais um tomate pequeno cortado em cubos e cozinhe por mais 5 minutos.