Conheça 6 tipos de manteigas vegetais incríveis para você fazer!

Uma das dúvidas que todo vegano ou vegana tem quando adentra no veganismo é o que passar no pão, principalmente porque estamos bastante acostumados com a manteiga de vaca e o requeijão. Tem gente que adere à margarina, porém a margarina faz bastante mal para a saúde e há algumas que possuem leite em sua composição, devido a regulamentações da ANVISA. Assim, o que passar no pão do café da tarde quando se abandona a manteiga e o requeijão?

Longe dos sanduíches muito complicados e voltando ao pãozinho com café, selecionamos 6 manteigas veganas com receita, que facilitarão a sua vida e a hora do chá.

cashew-nuts6) Manteiga de castanha de caju

img_manteiga_caju

A manteiga de castanha de caju fica em sexto lugar por ser a mais cara de se fazer. Esta manteiga é rica em proteína e principalmente em gordura, mas não contém muitas fibras, em comparação com a manteiga de amendoim e de amêndoas. Para fazê-la, basta bater a castanha crua e sem sal no processador por um longo período, até que o conteúdo fique bem cremoso. Você pode adicionar sal e especiarias na manteiga para alterar o sabor.

almonds5) Manteiga de amêndoas

img_manteiga_amendoasAssim como a castanha de caju, a manteiga de amêndoa é mais cara, mas é mais rica em fibras. Para fazê-la, basta bater as amêndoas no processador até que a consistência fique bem pastosa. Na Europa e EUA esta manteiga é vendida nos supermercados. Fica a dica para quem mora na região.

av4) Manteiga de avelã

img_manteiga_avelaAssim como todas as outras castanhas, esta manteiga se faz batendo as avelãs no processador por longo período até que se alcance consistência cremosa. Além de rica em proteína e gorduras, estas manteiga vai bem com o cacau em pó, gerando uma deliciosa Nutella vegana. Não é difícil de fazer e ainda é mais saudável e ética. Vale a pena!

amendoiam3) Manteiga de amendoim

img_manteiga_amendoimFicando em terceiro lugar, esta manteiga ganha das outras pela sua facilidade. Por conter alta quantidade de gorduras, o seu processamento é rápido e, batendo o amendoim torrado no processador, logo se consegue alcançar a consistência de manteiga. Esta manteiga é levemente adocicada e pode-se adicionar sal ou açúcar. Em alguns lugares do Brasil, é possível encontrar esta manteiga pronta para consumo.

Dica: misture a manteiga com cacau cru em pó e obtenha uma deliciosa pasta de chocolate.

Coconut2) Manteiga de coco

img_manteiga_coco

Gosta de tapioca no café? A manteiga de coco vai muito bem com ela e com a mandioca, alimento típico do café da tarde nordestino. Ao contrário do que se pensa, esta manteiga não é o óleo de coco que se vende nos supermercados. Na realidade, ela contém mais fibras e é menos purificada. Para fazê-la, bata o coco no liquidificador com água por longo período e coe a água com voal. O líquido é o leite de coco, que se pode usar no café da manhã. O resto do coco pode ser usado em massas ou receitas crudívoras e a gordura que prende no copo do liquidificador ou que sobe do leite é a manteiga de coco. A quantidade de gordura vai depender do coco, mas é possível obter mais, colocando o leite no congelador. A parte de cima é a gordura que pode ser usada como manteiga.

Dica: você pode bater esta gordura na batedeira com açúcar e obter um delicioso chantilly vegano.

olivesBottom-500x5001) Manteiga de azeite

img_manteiga_azeite_Em primeiro lugar, a mais fácil de se fazer e a mais parecida com a manteiga do pãozinho da tarde. Para fazer a manteiga de azeite, você vai precisar de sal, temperos a gosto e azeite. Misture todos os ingredientes em um pote de vidro e coloque o conteúdo no congelador. Após 12 horas, retire o pote e você vai notar que o azeite endureceu. Apesar do ponto desta manteiga ser mais baixo (ou seja, derrete mais rápido que a manteiga de vaca), ela é excelente para comer com pão quentinho. Ela derrete como manteiga e ainda pode ser usada no milho cozido. Esta é uma ótima dica e muito mais barata que as outras, além de mais saudável que margarina. Tente! É fantástico!