Vitória! Orangutango Sandra passa a ter mesmos direitos que humanos na Argentina.

Sandra nasceu em cativeiro e viveu 20 anos servindo o zoológico de Buenos Aires, em um ambiente artificial e sem a companhia de nenhum confrade de sua espécie. Foi assim que a Associação de Servidores e Advogados pelos direitos do animal argentina denunciou que ela estaria sendo privada de sua liberdade pelo zoológico argentino.

img_noticias_sandra2

Nesta semana, em decisão histórica, Sandra foi considerada sujeito de direitos não humanos e terá a sua liberdade garantida, passando a viver em um santuário para animais. O zoológico ainda pode apelar da decisão, mas ela já representa uma grande vitória para os animais e todas e todos que lutam por seus direitos.

img_noticias_sandra1

Há um ano atrás, o mesmo zoológico argentino se envolveu em outra polêmica, devido a morte do urso polar Winner, que morreu por condições e temperatura inadequada do local. De fato, isto é mais uma prova de que animais são considerados como meras mercadorias para este tipo de local, servindo para angariar fundos bastante lucrativos no setor de entretenimento.