Universidade francesa lança primeiro diploma de direitos dos animais do país e chama atenção

A Université de Limoges acaba de abrir um novo curso de pós-graduação, voltado para quem queira se especializar na causa animal. O curso chamou bastante atenção da comunidade acadêmica e começou agora neste mês, contando com 29 alunos inscritos.

Fotos Le Monde
Fotos Le Monde

O curso apresenta 2 semanas de aulas, com 54 horas no total, e é ministrado por professores defensores da causa animal: Jean Pierre Marguénaud é fundador da revista “Revue semestrielle de droit animalier” (Revista semestral de direitos dos animais) e Lucille Boisseau-Sowinski é parceira da ONG de proteção animal “30 Milions d’amis” (30 milhões de amigos).

Interessantemente, o curso conta com 24 estudantes mulheres e apenas 5 homens. Eles provêm de cursos bastante heterogêneos, compreendendo direito, filosofia, ciência política e biologia. No intervalo, uma cena peculiar: toda a classe se junta para debater veganismo e vegetarianismo, acompanhados de quinoa, cookies veganos e outras delícias que cada estudante traz.

Muitos se inscreveram no curso para ajudar na criação de associações de direitos dos animais ou para saber como proteger animais em situação de risco.

Fonte: Le Monde clique aqui para acessar a matéria completa (francês)